Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lançamento de aplicativo com gamificação para impulsionar hábitos de reciclagem na sociedade

29 de julho de 2024
Compartilhe nas Redes Sociais

Novo app propõe dinâmicas e desafios para destravar níveis de recompensas, como desconto em contas de serviços, para os usuários que mais reciclarem resíduos

O Brasil enfrenta o desafio de aumentar suas taxas de reciclagem, que hoje são de apenas 4% dos resíduos gerados no país. Com o objetivo de aumentar o engajamento da sociedade em torno do tema, a AMBIPAR, multinacional líder em gestão ambiental, acaba de lançar seu novo aplicativo, que conta com dinâmicas de gamificação para impulsionar os hábitos de reciclagem.

O aplicativo, que é integrado ao Programa AMBIPAR de Fidelidade e Recompensas, tem como principal objetivo estimular as pessoas a destinarem corretamente seus resíduos nos pontos de coleta (que recebem materiais recicláveis como vidro, plástico, eletrônicos, metais e medicamentos), em 74 cidades brasileiras, distribuídas por 18 estados, oferecendo, em troca, vantagens para esses usuários.

Com a gamificação, o usuário é motivado a participar de desafios com metas estabelecidas para alcançar novos níveis, conquistas, rankings e prêmios. Os níveis representam o progresso do usuário no game. De semente a árvore, cada nível tem sua vantagem. Por exemplo, usuários nível Árvore, o mais alto do app, têm seus pontos multiplicados por 1,4. Ao completar um desafio, o usuário acumula pontos que viabilizam a ascensão do nível atual para o próximo. Além da evolução no jogo, a pontuação pode ser trocada por cashback em contas de luz, crédito para celular pré-pago, crédito para transporte público e, até mesmo, cashback em bancos digitais cadastrados.

"O ecossistema de reciclagem pós-consumo da AMBIPAR já tem escala e abrangência nacionais. O que precisamos agora é aproximar mais o consumidor para o jogo. Por isso, nosso novo App é tão importante. Ele vai fazer com que todos, especialmente os mais jovens, desejem reciclar", afirma o Head de Pós-consumo da AMBIPAR Environment, Felipe Cury.

A dinâmica ainda permite ranquear os usuários pela quantidade de reciclagens feitas, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes, incentivando-os a superar os demais no ranking. Na seção "Status" do game, será possível visualizar sua posição na lista dos usuários que mais reciclam até o momento.

Solução para empresas

O novo aplicativo também será oferecido para as marcas parceiras da AMBIPAR que desejam engajar seus consumidores a reciclarem seus resíduos de pós-consumo. As empresas podem criar desafios personalizados, relacionados à reciclagem de embalagens de seus próprios produtos, por exemplo.

"Com a introdução da gamificação e a colaboração com diversas marcas, esperamos um aumento significativo no número de materiais recicláveis coletados e na base de usuários engajados. Nosso programa de fidelidade serve como um grande atrativo, incentivando as pessoas a participarem ativamente das iniciativas de reciclagem. Por meio de desafios e recompensas atrativas, acreditamos que podemos criar um impacto positivo no comportamento dos consumidores em relação à gestão de resíduos", concluiu o executivo.

O download do aplicativo "AMBIPAR Triciclo" está disponível para IOS e Android, nas lojas App Store e Google Play. Mais informações sobre o novo aplicativo da AMBIPAR podem ser conferidas aqui.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram