Reconhecido nacionalmente por destacar projetos, produtos e ações que desenvolvem inovação e sustentabilidade, o Prêmio Plástico Sul realizou a grande final no último dia 09 de novembro, com a apresentação dos cases vencedores em evento híbrido na cidade de Caxias de Sul (RS). Os trabalhos vencedores mostraram na prática como a aplicação de tecnologias e valores circulares estão contribuindo com o desenvolvimento da indústria do plástico.
O evento foi marcado pela presença de importantes personalidades como a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, do Secretário Municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, do Presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) Gelson Oliveira, do Presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), Gerson Hass, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), Amilton Mainard, entre outras autoridades. Também participaram de forma online o membro da atual diretoria do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Paraná (Simpep), Marcelo Prevideli e o Presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), Albano Schmidt. O vice-presidente do Simpesc, Fernado Pedro Oliveira, um dos integrantes da comissão avaliativa do Prêmio, registrou uma mensagem aos participantes do evento no telão principal. Os jurados Luiz Henrique Hartmann (Sinplast) e Jaime Caneda (Simplás) também estiveram presentes no evento.
Em sua segunda edição, o Prêmio Plástico Sul é realizado exclusivamente através de inscrições de cases com valores sustentáveis e inovadores em 10 categorias. Os trabalhos foram avaliados de forma detalhada por sete jurados experientes na cadeia produtiva do plástico e no universo acadêmico, dentro de critérios estabelecidos pela empresa responsável pela pesquisa e curadoria do Prêmio, Maxiquim. Neste ano, a grande novidade foi abertura para participação de todas as empresas da cadeia produtiva: transformadores, fornecedores e indústrias de reciclagem. Após uma disputa acirrada nas apresentações dos cases, um time qualificado de jurados, deu suas notas e escolheu empresas vencedoras nas 10 categorias apresentadas.
O Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade tem apoio da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (ABIEF), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (ABICOM), Plastivida, Instituto Brasileiro do PVC, Instituto Nacional do Plástico, Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás-RS), Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi).
A premiação conta ainda com o patrocínio Diamante da Braskem e Clean Plastic; patrocínio Ouro ENTEC Polymers, Plastiweber e Grupo Wortex; e patrocínio Prata da Activas, Advanced Polymers, Aluminiplast, Cromex, Deink, GreenMaster, Mais Polímeros, Piramidal, Plasticor, Replas, Rulli Standard, Sicredi e Termocolor. O apoio especial deste ano é da Interplast 2022, Sebrae, Rocaal, Termotécnica e Therpol.
O Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade é uma realização da Revista Plástico Sul. A Organização da edição de 2021 é do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). As descrições dos cases vencedores poderá ser conferida nas edições posteriores da revista Plástico Sul, versões digital e impressa.
Conheça os vencedores:
Sustentabilidade
Produção Limpa:
1º lugar: CLEAN PLASTIC
2º lugar: UNIPAC
3º lugar: PLASTIWEBER
Logística Reversa:
1º lugar Transformador: TERMOTÉCNICA
1º Lugar Fornecedor: CROMEX
2º lugar: PROQUITEC
3º lugar: NILTEX
Compromisso Social:
1º lugar Transformador: CRISTALCOPO
1º lugar Fornecedor: PLASTIWEBER
2º lugar: TERMOCOLOR
3º lugar: BELLAFORMA
Conteúdo Reciclado:
1º lugar Indústria de Reciclagem: PLASTIWEBER
1º lugar Transformador: GRENDENE
1º lugar Fornecedor: PROQUITEC
2º lugar: DEINK
3º lugar: LORD
Novos aditivos ou biomateriais
1º lugar Fornecedor: RESBRASIL
1º lugar Transformador: TERMOTÉCNICA
2º lugar: ERT
3º lugar: COLORIFX
Gestão Sustentável
1º lugar Indústria de Reciclagem: JBS Ambiental
1º lugar Fornecedor: ACTIVAS
2º lugar:CROMEX
3º lugar: EMBAQUIM
Inovação
Embalagens Inteligentes:
1º lugar: UNIPAC
2º lugar: TERMOTÉCNICA
3º lugar: PLASZOM
Extrusão:
1º lugar: C-PACK
2º lugar: SULPET
3º lugar: TELHAS TELITE
Sopro:
1º lugar: UNIPAC
2º lugar: EMBAQUIM
Injeção:
1º lugar: DZAINER
2º lugar: ACTIVAS
3º lugar: PROQUITEC
Registramos alguns momentos para você. Confira:
E tem mais! Confira: