A Braskem foi selecionada pelo 10º ano consecutivo para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. A nova composição do ISE, que avalia as ações das empresas no mercado brasileiro com boa gestão em sustentabilidade, vai vigorar de 5 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro de 2016. A Braskem faz parte do índice desde sua criação, em 2005, atestando o compromisso da companhia com as boas práticas de governança corporativa, responsabilidade social, gestão econômico-financeira e preservação ambiental, ou seja, boas práticas para fortalecer a contribuição empresarial para o desenvolvimento sustentável.
A carteira do ISE reúne 51 ações de 40 empresas, que representam 19 setores e somam R$ 1,22 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 49,87% do total do valor das empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores, com base nas cotações de 24 de novembro de 2014. Nesses últimos dez anos, a carteira do ISE acumula uma valorização de 159,27%, enquanto o Ibovespa subiu 73,60%, também até o dia 24.
“A presença da Braskem no ISE nesses 10 anos é resultado de projetos e ações que efetivamente colocam as melhores práticas de sustentabilidade dentro da nossa empresa e, a partir dela, ganham reflexos em toda a nossa cadeia produtiva e nas comunidades em que atuamos”, diz Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Além do ISE da BM&F Bovespa elaborado em parceria com o GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP), a Braskem também faz parte do Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index desde 2012 (ano de sua criação), o índice de sustentabilidade de países emergentes da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse).