Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A mudança mundial é circular: O futuro da produção e do consumo precisa ser sustentável 

23 de outubro de 2024
Compartilhe nas Redes Sociais

Em "Reciclagem de A a Z", o engenheiro Marcelo Souza se une a outros especialistas para apresentar caminhos em prol de um mundo mais sustentável 

Segundo o estudo feito para a produção da obra, que analisa o modelo linear da economia consumista, o livro abrange a necessidade de mudança para garantir o futuro da humanidade. A economia circular traz objetivos sustentáveis para o mundo corporativo em relação suas responsabilidades ambientais. A abordagem do autor, Marcelo Souza, que é químico e engenheiro de produção e mecânica visa entregar estratégias de reciclagem para o papel, eletroeletrônicos, vidro, plásticos, isopor, baterias, medicamentos, pneus, óleo, papelão, madeira, entre outros. Dentre esses, a maioria necessita da presença de plásticos.  

A partir das alternativas demonstradas pelo livro “Reciclagem de A a Z”, é apresentado métodos para dois setores grandes com alto descarte de materiais, como construção civil e moda. De acordo com a Corpus Saneamento e Obras, 90% dos resíduos das obras civis podem ser reciclados e 50% do lixo urbano é referente ao descarte de detritos, por exemplo. Marcelo Souza faz uma linha do tempo desde a revolução industrial analisando a economia linear, o comportamento consumista, impacto ambiental, introdução do pensamento de economia circular e então, entrando no cenário atual de revoluções legislativas, tecnológicas e a influência do PIB. 

Além de trazer contextos específicos do Brasil, o livro desmistifica conceitos pré-concebidos sobre essa circularidade. Mais do que reciclagem e programas de lixo zero – partes imprescindíveis do processo –, o modelo se desconecta da ideia de um crescimento econômico vinculado à baixa perenidade no consumo de recursos para explicar como o aumento do tempo de uso dos produtos pode, na verdade, aumentar lucros. Dentro do ponto dos 29 autores que contribuem para a formação do livro e o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, explicam então, que é essencial para a economia circular a rastreabilidade dos resíduos e a mudança no desenvolvimento de ecossistemas produtivos. Tendo como grande ajuda o avanço da inteligência artificial. 

Isopor

O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, é um dos convidados pelo especialista em economia circular Marcelo Souza, que contribuíram para a antologia Reciclagem de A a Z, com objetivo de ajudar a construir um futuro mais sustentável de acordo com os compromissos ambientais globais. Especificamente no capítulo sobre EPS - mais conhecido como isopor* Albano Schmidt apresenta o Programa Reciclar EPS que, antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, já tinha a preocupação com a logística reversa, reciclagem e economia circular das embalagens de EPS pós-consumo fabricadas pela empresa. "Desde seu início, a Termotécnica já vem fazendo um trabalho em várias frentes e de forma consistente, para que a reciclagem do EPS seja viável e efetiva", afirma Schmidt. 

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram