Em 2023, o consumo aparente do mercado brasileiro de masterbatches foi em torno de 150.000 toneladas. Embora não haja números exatos, Wagner Catrasta, da Actplus, empresa atuante no setor, afirma que este é um mercado em ascensão contínua. "Esse crescimento pode ser atribuído a vários fatores, como a maior demanda por produtos plásticos em diversos setores industriais, a busca por soluções mais eficientes e sustentáveis, além do contínuo desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações para os masterbatches", explica.
Um grupo de associados da ADIRPLAST participa ativamente do mercado de masterbatches e compostos no país. Francielo Fardo, da Colofix, acredita que há espaço para crescimento.
"O mercado de masterbatches está em constante evolução, com novas aplicações e demandas surgindo constantemente. Além disso, a associação com a ADIRPLAST proporciona oportunidades de networking e acesso a novos mercados, o que pode impulsionar o crescimento das vendas dos associados", destaca Francielo.
Quanto às características principais dos fornecedores de masterbatches e compostos, Catrasta ressalta a importância do conhecimento técnico sobre os produtos e suas aplicações, habilidades de negociação e um bom relacionamento com os clientes. Em relação às tendências do setor, Fardo sublinha a busca por soluções mais sustentáveis e a personalização dos produtos como os principais pontos de diferenciação nos próximos anos.
Neste sentido, o presidente da ADIRPLAST, Laercio Gonçalves, comenta que estar na associação ajuda a ampliar o network de empresas do setor de plásticos, possibilitando a troca de experiências, acesso a novos mercados e oportunidades de negócios.
"No Brasil, temos cerca de 200 empresas que atuam no setor de masterbatches e compostos, e grande parte delas poderia compartilhar experiências e ter acesso a informações de mercado sendo filiadas à ADIRPLAST", observa Laercio.
João Rodrigues, da Thathi Polímeros, que também atua no setor, confirma: "Conhecimento e relacionamento são fundamentais para a tomada de decisões e a condução dos negócios."
As empresas associadas à ADIRPLAST que atuam no mercado de compostos e masterbatches incluem Actplus, ColorFix, Compostos do Brasil, Krisoll Resinas, Petropol, Pro-Color, Thathi Polímeros e Tecnomatiz.
Esse crescimento e a união do setor são indicativos de um futuro promissor para o mercado de masterbatches no Brasil, com oportunidades significativas para inovação e expansão.
A ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas, filmes biorientados, plásticos de engenharia, masterbatches e compostos Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, estreitar o relacionamento com as empresas produtoras e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.
Para mais informações, acesse www.adirplast.org.br.