Entenda o índice GS1 Brasil de Atividade Industrial
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial aponta para uma queda na intenção da indústria em lançar produtos de 4,9% em junho deste ano, quando comparado a maio. O índice também apresentou uma queda de 27% quando comparado a junho de 2023. Considerando o período dos últimos 12 meses, no entanto, o índice acumula um crescimento de 1,5%.
Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, explica que "a variação negativa observada em junho de 2024 comparada ao anterior se dá pelo lançamento de produtos excepcionalmente intenso em junho de 2023, ano que o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial acelerou mais". "A visão para os próximos meses é de que se tenha um crescimento no lançamento de produtos, considerando que o terceiro trimestre concentra os lançamentos para as vendas de fim de ano." "A expectativa está voltada para as inovações de produtos que devem se intensificar no próximo período", conclui Vaamonde.
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
Para acessar as bases históricas e outros índices e pesquisas GS1 Brasil, clique aqui.
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.