Novo app propõe dinâmicas e desafios para destravar níveis de recompensas, como desconto em contas de serviços, para os usuários que mais reciclarem resíduos
O Brasil enfrenta o desafio de aumentar suas taxas de reciclagem, que hoje são de apenas 4% dos resíduos gerados no país. Com o objetivo de aumentar o engajamento da sociedade em torno do tema, a AMBIPAR, multinacional líder em gestão ambiental, acaba de lançar seu novo aplicativo, que conta com dinâmicas de gamificação para impulsionar os hábitos de reciclagem.
O aplicativo, que é integrado ao Programa AMBIPAR de Fidelidade e Recompensas, tem como principal objetivo estimular as pessoas a destinarem corretamente seus resíduos nos pontos de coleta (que recebem materiais recicláveis como vidro, plástico, eletrônicos, metais e medicamentos), em 74 cidades brasileiras, distribuídas por 18 estados, oferecendo, em troca, vantagens para esses usuários.
Com a gamificação, o usuário é motivado a participar de desafios com metas estabelecidas para alcançar novos níveis, conquistas, rankings e prêmios. Os níveis representam o progresso do usuário no game. De semente a árvore, cada nível tem sua vantagem. Por exemplo, usuários nível Árvore, o mais alto do app, têm seus pontos multiplicados por 1,4. Ao completar um desafio, o usuário acumula pontos que viabilizam a ascensão do nível atual para o próximo. Além da evolução no jogo, a pontuação pode ser trocada por cashback em contas de luz, crédito para celular pré-pago, crédito para transporte público e, até mesmo, cashback em bancos digitais cadastrados.
"O ecossistema de reciclagem pós-consumo da AMBIPAR já tem escala e abrangência nacionais. O que precisamos agora é aproximar mais o consumidor para o jogo. Por isso, nosso novo App é tão importante. Ele vai fazer com que todos, especialmente os mais jovens, desejem reciclar", afirma o Head de Pós-consumo da AMBIPAR Environment, Felipe Cury.
A dinâmica ainda permite ranquear os usuários pela quantidade de reciclagens feitas, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes, incentivando-os a superar os demais no ranking. Na seção "Status" do game, será possível visualizar sua posição na lista dos usuários que mais reciclam até o momento.
O novo aplicativo também será oferecido para as marcas parceiras da AMBIPAR que desejam engajar seus consumidores a reciclarem seus resíduos de pós-consumo. As empresas podem criar desafios personalizados, relacionados à reciclagem de embalagens de seus próprios produtos, por exemplo.
"Com a introdução da gamificação e a colaboração com diversas marcas, esperamos um aumento significativo no número de materiais recicláveis coletados e na base de usuários engajados. Nosso programa de fidelidade serve como um grande atrativo, incentivando as pessoas a participarem ativamente das iniciativas de reciclagem. Por meio de desafios e recompensas atrativas, acreditamos que podemos criar um impacto positivo no comportamento dos consumidores em relação à gestão de resíduos", concluiu o executivo.
O download do aplicativo "AMBIPAR Triciclo" está disponível para IOS e Android, nas lojas App Store e Google Play. Mais informações sobre o novo aplicativo da AMBIPAR podem ser conferidas aqui.