A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico do Rio Grande do Sul, apresentou na Fispal Tecnologia a primeira embalagem produzida com 100% de material reciclado pós-consumo, certificada e rastreável para o setor alimentício. A Fispal Tecnologia é o principal evento de conexão na indústria de alimentos e bebidas da América do Sul. O filme desenvolvido pela empresa foi exposto no estande da Indumak.
Em 2023, a Plastiweber forneceu mais de 9 mil toneladas de embalagens secundárias recicladas para este mercado, recuperando cerca de 450 milhões de embalagens que, de outra forma, parariam na natureza. Entre os clientes estão marcas como ADB Alimentos, Orquídea Alimentos e Ambev.
A participação da empresa no evento destaca a importância da adoção do plástico pós-consumo para as embalagens do setor alimentício. A utilização de um quilo de material reciclado corresponde à redução de emissão de 2 toneladas de CO2 equivalente em gases do efeito estufa, além de reduzir o consumo de 3.022 quilowatts de energia elétrica, de 1.190 litros de petróleo e de 7,89 litros de água.
"Nosso principal objetivo é que as empresas vejam cada vez mais o valor no uso do plástico reciclado," destaca o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.
"Nossa parceria com as empresas do setor de alimentos e bebidas segue crescendo de maneira expressiva, o que nos orgulha muito. Vemos, de forma muito clara, que essas companhias se preocupam cada vez mais com as questões ambientais. A Fispal é uma excelente oportunidade para que os atores desse nicho possam conhecer os produtos e aderir a soluções mais sustentáveis."
Para garantir a transparência de todo o processo de desenvolvimento da embalagem, a Plastiweber utiliza a plataforma Recircula Brasil, que rastreia os resíduos plásticos desde a origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de novos produtos. "Com a utilização desse sistema, conseguimos mapear a cadeia do material desde a cooperativa até chegar às embalagens recicladas utilizadas pelos nossos clientes. Esse tipo de ação é fundamental para inspirar confiança e credibilidade, que deve ser uma busca constante."
Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias com conteúdo até 100% PCR para aplicações de alto desempenho. O ecossistema conecta diversos atores da cadeia produtiva - sociedade, varejo, gestores de resíduos, cooperativas e projetos socioambientais - para garantir o retorno do material plástico pós-consumo à indústria.
Sediada em Feliz, no Rio Grande do Sul, a Plastiweber atua há 25 anos para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novos produtos, entregando ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós-consumo. Atualmente, a empresa trabalha com diferentes setores da indústria, atendendo aos segmentos moveleiro, de alimentos e bebidas, e limpeza e higiene, entre outros.