Notícia

FIMEC: Dow lança tecnologia para sapatos esportivos casuais
Ver mais notícias Página inicial
 Pelo 3º ano consecutivo, a indústria química norte-americana Dow participa da FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes), de 6 a 8 de março, em Novo Hamburgo (RS), e apresenta um lançamento para o mercado de solas e entressolas. O novo elastômero de poliuretano ENERLYTE™ é um sistema de alto desempenho que permite a criação de calçados, ao mesmo tempo, leves, confortáveis, duráveis e esteticamente bonitos. A solução atende à tendência dos chamados sapatos "esportivos casuais", expressão que se originou do inglês athleisure (junção de athletic e leisure) e que já tem como adeptos grandes marcas e estilistas no mundo todo.

Durante o evento, a companhia também promoverá suas soluções para calçados já conhecidas do mercado, VORALAST™ GT, voltados à segurança, e o VORALAST™ Soft Touch, para o público masculino. Além disso, reforçará sua parceria com a Agile, empresa do grupo italiano POZZI especialista no setor. O trabalho conjunto tem como foco o desenvolvimento de sistemas de poliuretano para solas, entressolas e palmilhas. As companhias seguem confiantes no mercado, que registrou aumento das exportações e teve uma leve recuperação interna em 2017, e deve manter um ritmo positivo também em 2018.

As empresas estão destinando seus esforços aos segmentos de calçados casual, casual esportivo e de segurança, que têm um grande potencial de crescimento. No setor de segurança, por exemplo, o VORALASTTM GT é resistente à hidrólise, diferente das tradicionais soluções de poliuretano. No segmento casual, temos um robusto portfólio para atender as necessidades dos clientes. Nossas tecnologias são uma referência global na indústria de calçados tanto para solas quanto para manufatura.
Para isso, dentro do negócio de Poliuretano, a Dow conta com a divisão ComfortScience, que desenvolve inovações para proporcionar a experiência mais confortável possível ao consumidor final. "Conforto é fundamental para alcançar uma boa qualidade de vida e garantir a sensação de bem-estar", comenta Nilton Manfrotti, executivo de vendas do negócio de Poliuretanos da Dow no Brasil.

"Estamos acompanhando de perto com nossos clientes os seus maiores desafios técnicos e operacionais, bem como suas aspirações para a criação de sapatos e contamos com a Dow como nosso parceiro tecnológico. Seguimos preparados para atender as demandas, oferecendo soluções modernas, mais produtivas e melhor custo-benefício", ressalta Edgard Mingoni, diretor da Agile.

ENERLYTE™
O elastômero de poliuretano ENERLYTE™ possui uma composição e morfologia particulares, superior aos sistemas de poliuretano tradicionais, que melhora o desempenho de solas e entressolas em calçados esportivos, de caminhada e casuais. Seu baixo peso reduz o cansaço em percursos de média e longa distância, além de contribuir com a durabilidade do produto final, já que tem boa adaptação aos pés, flexibilidade, resistência à tração, ao desgaste e à hidrólise. "A nova tecnologia também se destaca no sensorial, já que transmite a sensação natural de borracha e tem excelente amortecimento, inclusive em baixíssimas temperaturas (até -20ºC)", ressalta Manfrotti.
Para os fabricantes e convertedores, o ENERLYTE™ tem outras vantagens: supera o EVA e espumas padrão de PU em relação rebote e retorno de energia, oferecendo maior amortecimento e resistência. Também garante alta estabilidade dimensional, processamento mais fácil e melhor produtividade, o que aumenta a quantidade de sapatos acabados.

Linha VORALAST™

O VORALAST™ GT é uma solução que se adapta às mais rigorosas condições de uso, trazendo mais performance, segurança e conforto, por isso é indicada para botas e calçados de segurança (EPI). Possui excelente resistência à hidrólise, além das resistências tradicionais do poliéster à hidrocarburos e ácidos. Isso resulta em um melhor desempenho funcional e mais economia, sem a utilização de aditivos de alto custo na produção. Possui mais aderência, tração em superfícies variadas e durabilidade. Devido ao conforto proporcionado pela tecnologia, é ideal para calçados usados por longos períodos do dia.

 
VORALAST™ Soft Touch oferece mais funcionalidade com toque macio e qualidade superior, resultado de uma composição única. A combinação para formulações diferenciadas de polióis e pré-polímeros proporciona uma sensação agradável, similar ao toque macio da borracha, perfeitos para calçados sociais masculinos – que precisam de flexibilidade e conforto. Com boas propriedades mecânicas, tem excelente memória de elasticidade, e baixa abrasão, além de oferecer resistência ao atrito. Sua formulação é inovadora, com composição à base de éter e livre de ftalatos (compostos nocivos à saúde e de complexa biodegradação), é 40% mais leve em comparação a materiais termoplásticos típicos e 25% mais leve que outras borrachas.
 
A linha VORALAST™ conta ainda com soluções que oferecem leveza, resistência e conforto para a produção de sandálias, chinelos e sapatos femininos, além de esportivos.
 
Serviço:
FIMEC - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes

6 a 8 de março, em Novo Hamburgo (RS)

Estande Dow e Agile: Corredor F – 4003 e 4004

 
Sobre Dow Poliuretanos - A Dow Poliuretanos desenvolve e entrega um amplo portfólio de tecnologias e soluções personalizadas para clientes em uma variedade de indústrias sob suas marcas DurableScience, ComfortScience e InsulationScience. As aplicações incluem desde soluções industriais e de infraestrutura até soluções de conforto para os segmentos de pisos, móveis, itens de cama e calçados, até tecnologias para o interior e exterior de automóveis, além de materiais de isolamento de alta eficiência energética. O negócio fabrica e comercializa componentes químicos importantes e sistemas de poliuretano totalmente formulados para os mercados de espumas rígidas, semirrígidas e flexíveis, revestimentos, adesivos, selantes, elastômeros e compósitos. A Dow é o maior produtor mundial de óxido de propileno (PO), propileno glicol (PG) e poliéter polióis e é um dos principais produtores de isocianatos aromáticos de qualidade, como o MDI. Buscando atender às necessidades específicas dos clientes em cada uma das regiões, a Dow Poliuretanos opera uma rede global de unidades produtivas, casas de sistema, além de centros de inovação e serviços. O negócio tem uma iniciativa contínua para liderar a indústria no fornecimento de produtos de alto desempenho que atendam às necessidades mais críticas do mercado e contribuam para uma sociedade mais confortável, mais saudável e versátil. Para mais informações, visite www.dowpolyurethanes.com.

 
Sobre a Dow Brasil - Presente no Brasil desde 1956, a Dow emprega cerca de 2.800 pessoas em 8 unidades fabris, 3 centros de pesquisa e 2 escritórios, entre eles a Diamond Tower, sede da Companhia na América Latina, localizada na cidade de São Paulo (SP). As unidades de produção e pesquisa da Dow no Brasil estão localizadas nos Estados da Bahia (Aratu), São Paulo (Guarujá, Hortolândia, Jacareí Jundiaí e São Paulo), Minas Gerais (Santos Dumont e Santa Vitória) e Pará (Breu Branco). Ao mesmo tempo em que está comprometida com a solução de problemas globais, a Dow Brasil desenvolve ações focadas nas necessidades regionais e locais. A empresa mantém diversos programas de impacto social em benefício das comunidades onde está inserida, investindo US$ 3,7 milhões nos últimos 5 anos e impactando aproximadamente 1 milhão de pessoas.

(Fonte: Paula Domingues /InPress Porter Novelli)

Endereço
Rua João Abbott, 257 - Sala 404 | Petrópolis
CEP 90460-150
Porto Alegre | RS
Telefones
(51) 32093525
Siga-nos