Notícia

Economia Circular na Semana do Plástico 2020 no ES
Ver mais notícias Página inicial
 O principal evento do setor de Transformados Plásticos do Espírito Santo, a Semana do Plástico, começa nesta segunda-feira, 23, com uma programação que promete colocar em pauta uma nova forma de repensar a produção e o consumo de plásticos. Com o tema "O plástico e a economia circular", o evento promoverá encontros, palestras, qualificações e rodada de negócios, a fim de discutir temas como produção sustentável, inovação, ciclo dos produtos e consciência ambiental.   

A cerimônia de abertura será às 19h30, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), para um público seleto de empresários, executivos, poder público e parceiros do setor. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz, apresentará as "Tendências de mercado do plástico no mundo pós-pandemia", em uma transmissão on-line ao vivo direto de São Paulo.

Quem desejar, poderá acompanhar toda a cerimônia pelo canal do YouTube do Sindiplast-ES (https://bit.ly/3f4Ac1L). Devido à pandemia, a Semana do Plástico terá um formato híbrido neste ano, com a programação 100% digital ou semipresencial, seguindo os protocolos de segurança determinados. Ainda durante a solenidade de abertura, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), promotor do evento, prestará homenagens a empresas, autoridades e parceiros que contribuíram com o desenvolvimento do  setor de Transformados Plásticos em 2020.

"Este foi um ano atípico e desafiador, mas tivemos diversas iniciativas que merecem ser reconhecidas pelas soluções e contribuições que ofereceram ao setor e à sociedade, como as empresas que mantiveram a produção e forneceram produtos para o combate à pandemia. Além disso, tivemos o privilégio de contar com consultores voluntários, fundamentais para a manutenção das nossas ações estratégicas, e com muitos parceiros, que sempre estão ao nosso lado na luta pelo fortalecimento do associativismo", afirma o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo.

Tampinha Legal terá novo formato - O primeiro dia da Semana do Plástico também marcará o lançamento do novo formato do Tampinha Legal. Realizado anteriormente apenas durante a Semana do Plástico, a iniciativa foi ampliada e acontecerá em um período de um ano. Intitulado "Programa Tampinha Legal: Uma Ação de Preservação do Meio Ambiente", o novo formato compreenderá uma campanha de conscientização e sensibilização, com o objetivo de recolher tampinhas plásticas em unidades de ensino da Rede Sesi-Senai-ES, no prédio da Findes e em empresas e instituições que tiverem o interesse de participar do programa.

"Serão disponibilizados coletores nesses locais e feitas pesagens do material recolhido durante todo o ano. A competição será composta por categorias e os vencedores serão conhecidos na abertura da 14ª Semana do Plástico, em 2021. As tampinhas recolhidas serão vendidas para a própria indústria de Plásticos e o valor arrecadado doado para associações de catadores, projetos sociais e instituições parceiras pré-cadastradas", afirma o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo.

O gestor acrescenta que o propósito maior do programa é mostrar que é possível transformar produtos lançados no meio ambiente em matéria-prima para a indústria, visto que o plástico é um produto 100% reutilizável. "Esta é uma importante prática para a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, fonte de geração de trabalho, emprego e renda, como considera o exercício da economia circular", diz.

Programação com palestras, qualificações e encontro de negócio

Na terça-feira, 24, a partir das 20h, a programação da Semana do Plástico contará com a apresentação "Segurança para operadores de máquinas injetoras", ministrada pela tecnóloga e instrutora de Educação Profissional Técnica na Escola do Plástico, Jeangela dos Santos Nascimento. A qualificação é gratuita e será 100% online, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.

Na quarta-feira, 25, será a vez das empresas que foram destaque em inovação em 2020 apresentarem seus projetos no evento "Inovação Setorial", a partir das 19h, pela plataforma Zoom. Dentre as confirmadas estão a Maifredo Embalagens, beneficiada em edital do Governo do Estado com um projeto de adaptação das máscaras de CPAPs para tratamento não invasivo de pacientes de Covid-19; a Fibravit, que desenvolveu uma nova tecnologia de produção de sanitários hidráulicos, com o uso de geolocalização, sensorização e checklist à distância; e a Fortlev, empresa madrinha de projetos e startups selecionadas pelo FindesLab.  

Para intensificar os negócios que envolvem a reciclagem e a economia circular dos produtos plásticos no Estado, indústrias do setor de Plásticos terão um  encontro com  12 associações de catadores de materiais recicláveis do Espírito Santo, na quinta-feira, 26, a partir das 13h, na Escola Senai do Plástico, na Serra. Confirmaram participação a Fortlev, a Fibrasa, a Agrofit e a Topplastic.

Na sexta-feira, às 19h, fechando a programação da Semana do Plástico 2020, o presidente da Plastivida – entidade que representa no Brasil o setor plástico nas questões relativas à sustentabilidade, Miguel Bahiense, conduzirá uma discussão sobre ações estratégicas para logística reversa, descarte correto e reciclagem. O momento também contará com apresentação de experiências de sucesso de empresas que praticam a logística reversa e fazem o reaproveitamento de produtos plásticos por meio da economia circular.

A 13ª edição da Semana do Plástico é uma realização do Sindiplast-ES, com parceria do Sistema Findes, Abiplast e Plastivida e patrocínio da  Marca Ambiental, Recicla Valorização de Resíduos e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis no site do Sindiplast-ES (www.sindiplastes.org.br).

 (Fontes: Cyntia Rocha/Jackeline Gama/Rita Diascanio – Contatus Comunicação/Gilmar Nogueira/Sindiplast-ES\) 

Endereço
Rua dos Andradas,860 | Centro Histórico
CEP 90020-015
Porto Alegre | RS
Telefones
55 51 3208-1826
Siga-nos