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Visão 2023: Grupo Boticário apresenta novos compromissos e relatório ESG

4 de junho de 2024
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O Grupo Boticário anuncia a publicação de seu 12º Relatório ESG e, simultaneamente, a companhia também apresenta a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com objetivos transparentes e aprimoramento dos indicadores para acompanhamento. Sob o mote "juntos construímos uma beleza de futuro", a atualização das metas reforça a jornada coletiva e sustentável da companhia, que tem estratégia ESG alinhada e incorporada em seu ecossistema de negócio.

A novidade vem ao encontro do compromisso da empresa de atualizar as metas a cada três anos, garantindo que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais do tema e ao dinamismo e crescimento do Grupo. Dessa forma, alavancando a implementação de soluções cada vez mais assertivas e de impacto positivo nas frentes ambiental, social e de governança. A inovação também é pilar no Grupo, e impacta diretamente em soluções para os consumidores, que estão no centro da tomada de decisão da empresa.

"O sucesso do Grupo Boticário é pautado pela integração da sustentabilidade ao nosso negócio. Para nós, não há crescimento se não for coletivo e responsável. Todos os nossos resultados e ambições só têm valor quando compartilhados com toda a sociedade, com nossos colaboradores, parceiros, fornecedores, representantes, franqueados e consumidores", afirma Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.

O pioneirismo na criação da Fundação Grupo Boticário, na década de 1990, antes mesmo da Rio Eco-92 e da atenção global voltar-se para a sustentabilidade, reforça a jornada da empresa que, há 47 anos, colabora com a transformação do Brasil. Com 1,6 mil projetos e iniciativas apoiados e desenvolvidos em todo o país, a Fundação também é responsável pela conservação direta de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado em suas duas reservas particulares, pela descoberta de 178 espécies de animais e plantas e pelo apoio na criação de 606 unidades de conservação. Hoje, trabalha para que cidades e sociedade adotem a natureza como base de soluções para a adaptação aos desafios climáticos, especialmente com foco na segurança hídrica e na resiliência costeiro-marinha.

Evolução dos Compromissos Para o Futuro

Os compromissos assumidos pelo Grupo Boticário, desde 2021, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo o mesmo horizonte temporal da Agenda 2030. São oito compromissos, distribuídos entre sete temáticas: Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Biodiversidade; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento Social; e Fornecimento Sustentável. E, para que seja possível guiar os projetos, tangibilizar e mensurar sua evolução, eles se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.

Embasado pelas melhores práticas em ESG, e com o endosso de um Comitê presidido por membro independente, a atualização é resultado de um processo que foi desenvolvido de forma democrática e multidisciplinar, com o envolvimento de especialistas e mais de 60 membros da alta liderança da empresa, em um processo que durou mais de 9 meses.


"O resultado é extremamente consistente. Analisamos a conjuntura externa e interna para diagnosticar onde estamos em relação aos desafios globais, e estruturamos ações de curto, médio e longo prazo. Todos os temas evoluíram em suas definições, nos indicadores de mensuração de performance e na criação de novos processos de governança, promovendo integração do tema ao modelo de gestão da companhia. Assim, cada área de negócio foi fortalecida em sua capacidade de planejar e executar ações que contribuam para o alcance das metas", complementa a vice-presidente.

Resultados em prol de #Uma Beleza de Futuro

Neste ano, o Grupo Boticário traz um Relatório ESG ainda mais robusto e com novidades. Além de manter o padrão GRI (Global Reporting Initiative), trouxe mais evidências para o relato sobre mudanças climáticas, incluindo o framework completo do TCFD (Força-tarefa para divulgações financeiras relacionadas ao clima). Também passou a incluir indicadores socioambientais do SASB (Sustainable Accounting Standards Board) específicos do setor de produtos pessoais e a dupla materialidade, considerando os impactos socioambientais e financeiros sofridos e causados pelo negócio.

Os esforços já renderam resultados. Com foco na economia circular de resíduos de toda a sua operação, todos os novos produtos cosméticos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. O Grupo também incentiva a redução de resíduos de catálogos, alcançando em 2023 a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

A empresa possui hoje o maior programa em pontos de coleta de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos. Em 2023, mais de um terço do equivalente ao resíduo gerado pelas embalagens no ano foi reciclado (34%), tendo como meta chegar a 45% em 2030. Outro projeto de forte atuação nessa frente é a Estação Preço de Fábrica, que impacta de forma positiva toda a cadeia de embalagem pós-consumo. Desde seu lançamento, em novembro de 2021, mais de 2,3 mil toneladas de resíduos foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem.

Para aumentar a eficiência hídrica do negócio, o Grupo Boticário prevê uma redução de 25% do volume (m³) de água consumido por tonelada de produto final em relação a 2022 (intensidade hídrica) e utilização de, pelo menos, 90% da água de reúso gerada nas operações fabris até 2030. Além disso, projetos pioneiros como o Selo Fórmula Amiga das Águas e o IARA garantem formulações de menor impacto para o meio ambiente. Dentre os produtos enxaguáveis, o Grupo pretende alcançar o marco de 90% com formulações biodegradáveis (sendo que já avançou 48% deste indicador) e 100% delas com menor impacto de água. Por meio da Fundação Grupo Boticário, o cuidado com os recursos hídricos também se materializa pelo movimento Viva Água, presente em duas bacias hidrográficas no Rio de Janeiro e no Paraná que impactam 11,5 milhões de pessoas, indústrias e pequenos agricultores. A iniciativa tem o objetivo de conectar pessoas e organizações em ações que favoreçam a segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas, negócios sustentáveis e maior qualidade de vida à população.

O Grupo também anunciou recentemente debêntures atreladas a metas ESG, os chamados sustainability-linked bonds. Uma das metas é de chegar a um portfólio de marcas próprias com produtos 100% veganos até dezembro de 2026.

Em sua atuação em diversidade e inclusão, o Grupo Boticário expande sua atuação, procurando inspirar a sociedade de forma geral sobre a relevância da temática. A empresa trabalha sob cinco dimensões – gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Especialmente na dimensão de gênero, em três anos a companhia chegou ao marco de 56% de mulheres ocupando cargos de liderança. Hoje, elas representam 60% dos mais de 19 mil colaboradores. Em termos de produtos, 23% já possuem atributos de diversidade, a meta é chegar a 60%. Para atingir a ambição, a empresa investe em projetos como o Comunidade Beleza Livre, por meio do qual consumidores diversos são incluídos no desenvolvimento e co-criação de novos produtos.

Outro compromisso a ser destacado é contribuir ativamente para a redução da desigualdade social da população em geral e impactar positivamente a qualidade de vida dos parceiros de negócio pertencentes ao ecossistema da beleza. Por meio de projetos, como Empreendedoras da Beleza, mais de 200 mil pessoas se inscreveram e mais de 43 mil mulheres por todo o Brasil já se formaram, e 57% das respondentes da pesquisa de satisfação declararam ter aumento de renda. Também, o Desenvolve, programa de formação e inclusão de talentos na área de tecnologia, formou mais de mil pessoas e tem foco na empregabilidade.

O lançamento do Relatório ESG 2023 e a evolução da visão de futuro do Grupo Boticário, com os Compromissos 2030, materializam os princípios da companhia com transparência em seu modelo de negócio.

O Relatório ESG do Grupo Boticário poderá ser consultado na íntegra por aqui.

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 19 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.780 cidades brasileiras.
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Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro", que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 100 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br 

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